Inspirado em um método mais educativo e criado pela pedagoga Maria Montessori, o quarto montessoriano é projetado para crianças que visa dar mais autonomia para os pequenos. Se tornando uma grande tendência, o método ressalta a importância de um ambiente preparado para incentivar as crianças a buscarem mais conhecimento do ambiente ao redor sozinho.

Segundo Maria Montessori , que realizou diversas pesquisas científicas que resultaram em um novo estilo, que preza pela autoeducação e que dá liberdade para que as crianças queiram aprender. Desta forma, o espaço é programado e construído para atender todas as necessidades biológicas e educativas de cada um.

Confira algumas dicas para inspirar e adotar esse estilo em sua casa:

A ESTRELA DO QUARTO

A cama montessoriana é o mobiliário que trás todo o charme para o ambiente, geralmente opta-se por camas bem baixas de madeira, que além de aconchegantes, o móvel dá total independência para a criança se levantar da cama quando quiser.

A cama casinha é uma forma mais criativa e lúdica para compor a decoração que você escolher. Ela pode ser usada para construir cabaninhas em um momento de diversão, a ideia é que ela não seja vista apenas como um móvel que tem apenas a função de repousar, mas também explorar a criatividade. Sua estrutura em madeira permite perdurar móblies coloridos, luzes, bichinhos de pelúcias, entre outros.

As camas mais baixas proporcionam para a criança mais liberdade na hora de brincar e ao se levantar.

TUDO AO ALCANCE

Em quartos montessorianos, é importante que tudo fique de fácil alcance para a criança. Por isso, vale apostar em revestimentos de parede como um revisteiro, dessa forma livrinhos de colorir ou de histórias ficam de fácil alcance. Os brinquedos também seguem essa mesma perspectiva, opte por deixá-los em caixas, prateleiras e nichos, é importante realizar uma rotatividade dos lugares onde os brinquedos vão ficar expostos. Além disso, pedagogos indicam deixar um espelho baixo, dessa forma a criança já pode se identificar e reconhecer os seus movimentos.

Procure deixar os brinquedos em lugares mais fáceis de serem pegos, dessa forma a criança sempre será estimulada a brincar com algo diferente.

MUITAS CORES

Por se tratar de um quarto infantil as cores precisam estar bastante presentes, além de proporcionar significados e estímulos, ela trás toda a vida e personalidade para o ambiente. Com muita praticidade, os papeis de parede podem tornar o ambiente ainda mais convidativo, você pode optar por papeis de tonalidades mais lisas ou escolher um que combine com a decoração do ambiente. Atualmente, com diversas opções em cores e modelos, existem diversos papeis de parede com desenhos que ajudam a compor o ambiente infantil.

Cores são sempre bem-vindas e quanto mais, melhor! Escolha um papel de parede que combine com a decoração e solte a sua criatividade.

SEGURANÇA É FUNDAMENTAL

Por proporcionar muito liberdade para a criança, é importante se atentar em alguns pontos neste estilo de quarto. Opte por móveis com quinas redondas, proteja as tomadas do ambiente, fixe uma barra na parede dessa forma a criança pode se apoiar e andar com mais segurança, evite sempre pregos e lembre-se de sempre colocar travas em armários e gavetas.

 

Certifique-se da segurança no quarto. Proteja as tomadas, travamento de gavetas e portas são fundamentais.

MUITO CONFORTO PARA OS PEQUENOS

Além de segurança, o quarto montessoriano precisa proporcionar muito conforto para a criança. Pois visto que o quarto é o local onde eles costumam passar mais tempo. Pensando nisso, optar por um revestimento certo irá promover ao quarto mais conforto na hora de brincar e relaxar. Os pisos vinílicos e laminados podem ser uma ótima opção, pois além de muito práticos para limpar e instalar, eles proporcionam um conforto térmico e acústico melhor ao ambiente. Além disso, os pisos vinílicos e laminados são mais seguros e deixam o ambiente ainda mais bonito com o seu acabamento que simula madeira.

(Total de 699 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário