Unir o útil ao agradável é sempre muito bom! Se você gosta de arquitetura e cinema, precisa conferir essa lista de produções cinematográficas que vão te deixar vidrado nos projetos arquitetônicos. Além do visual, muitas dessas produções também trazem questões relevantes, como a relação entre arquitetura e a política. Mas também têm opções para quem só quer curtir um bom entretenimento e, quem sabe, se inspirar. Confira a lista de filmes e séries sobre arquitetura e prepara a pipoca!

1- A Origem (Inception)

Foto divulgação

Apesar de não ser um filme sobre a arquitetura em si, o universo criado para o filme “A Origem” é literalmente o sonho de qualquer arquiteto. Na trama, um grupo liderado por Cobb (Leonardo di Caprio) entra nos sonhos de pessoas importantes para extrair informações ou influenciá-los em decisões comerciais. Para projetar o cenário ideal, Cobb conta com a ajuda da estudante de arquitetura Ariadne (Ellen Page). Dentro dos sonhos, a jovem consegue projetar construções fantásticas, sem precisar se preocupar com as leis da física. Não foi à toa que o longa ganhou as estatuetas de melhor fotografia e melhores efeitos visuais no Oscar de 2011.

2- Oscar Niemeyer – A vida é um sopro

Cena do documentário sobre Oscar Niemeyer

O documentário de 90 minutos explora a vida e o trabalho de um dos ícones da arquitetura brasileira, o carioca Oscar Niemeyer. Nele, o arquiteto conta como concebeu seus principais projetos e esclarece sua visão de mundo. O filme também conta com depoimentos de José Saramago, Eric Hobsbawn, e Chico Buarque. Imperdível para quem quer entender mais sobre o modernismo brasileiro.

3- O Arquiteto

Cena do filme O Arquiteto (Foto Telecine Play/Divulgação)

A comédia brinca com o estereótipo da profissão: quando um casal contrata um arquiteto modernista (James Frain) para construir a casa dos seus sonhos, eles percebem que o profissional está mais interessado em construir uma obra-prima do que um lar. Uma boa pedida para quem quer rir um pouco e ver o lado criativo da arquitetura em ação.

4- Blade Runner

Pôster do filme Blade Runner, 1982 (Foto Divulgação)

O cenário da trama futurística rouba a cena nesse clássico da ficção científica (refeito agora, sob o título Blade Runner – 2049). No original de 1982, Harrison Ford vive um oficial encarregado de matar robôs idênticos a seres humanos, chamados replicantes. O filme retrata uma metrópole com carros voadores e prédios futurísticos de uma cidade que se assemelha a uma Tóquio decadente. A nova versão também conta com cenários deslumbrantes.

5- Extreme Homes

Extreme Homes, série da HGTV (Foto HGTV / Divulgação)

A série americana retrata algumas das casas mais incomuns do mundo. Dentre elas, está um casal que construiu seu lar a partir de contêiners de navios, uma residência feita só com fibras de vidro, e até imitações de castelos.

6- Rebel Architecture

Imagem do episódio “Working on Water”, da série “Rebel Architecture”, da Al Jazeera (Foto Al Jazeera / Divulgação)

A série é produzida pelo canal de TV árabe Al Jazira, e dá exemplos de projetos arquitetônicos que também são formas de protesto político (um dos episódios explora o papel da arquitetura no conflito árabe-israelense; outro é dedicado à primeira arquiteta mulher do Paquistão, que dedica sua carreira a construir abrigos contra desastres naturais). Um dos episódios, inclusive, fala sobre o brasileiro Ricardo de Oliveira, morador da Rocinha, que já construiu mais de 100 casas na comunidade.

Fonte: Revista Casa e Jardim

(Total de 471 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário