Ponto forte de inspiração para muitos arquitetos e decoradores, o Feng Shui, arte milenar do equilíbrio, da harmonia e do receber bem, vem conquistando cada vez mais espaço no décor, principalmente quando o assunto são os papéis de parede.

Acredita-se que as cores têm o poder de aumentar ou diminuir as energias presentes nos ambientes, bem como interferir no comportamento das pessoas que ali frequentam. Divididas em Yin ou Yang, duas forças opostas mas complementares que compõem tudo o que existe, as primeiras estão ligadas ao princípio feminino, noite, terra e passividade. Já Yang ao masculino, a luz, ao céu e ao princípio ativo.

Por este motivo, o azul, o verde, o preto e o roxo são ideais para quem busca reforçar a feminilidade e incentivar a tranquilidade no décor. Já para quem se interessa por ambientes mais quentes e vibrantes, o amarelo, o laranja e o vermelho são tons predominantes.

Confira o significado de algumas cores na decoração:

Azul

decoracao_papel_de_parede_feng_shui__21

Indicada para quartos, a cor transmite paz, tranquilidade e proporciona uma atmosfera perfeita para o relaxamento do fim do dia. O recurso também é ideal para salas de estudo e ambientes de trabalho.

Verde

decoracao_papel_de_parede_feng_shui__16

Relacionado a natureza, saúde e cura, o tom é sempre bem-vindo em salas de meditação e ambientes onde a reflexão seja o foco. Há quem diga que a riqueza da floresta inspira o sucesso e a realização pessoal e profissional.

Preto

Papier peint

Rei do poder e da independência, o preto é uma das cores mais críticas e deve ser usada com moderação. Na medida certa, escritórios e estabelecimentos comerciais tendem a transmitir seriedade, comprometimento e foco. Já em excesso, o aspecto negativo é o que se sobressai.

Roxo

origin-mariskameijers_2551-_ok

Quer realizar uma transformação geral, espiritual e mental? Então invista no roxo. Devido a alta influência nos chacras corporais, a cor é ideal para quartos de adolescentes, fase de muitas mudanças.

Amarelo

UFE81KMOSB

Símbolo do astro-rei, o amarelo simboliza alegria, simpatia e muita criatividade. Salas, cozinhas e até o quarto das crianças recebem a cor perfeitamente.

Laranja

lavmi-easy-on-the-wall-matches-142501

Se a intenção é criar um ambiente no qual a sociabilidade, o calor humano e a alegria transbordem, o laranja é a cor certa. O tom, que tem o poder de estimular os sentidos e a comunicação, cai como uma luva em salas de visita e cozinhas.

Vermelho

K9CXLOW5QI

O vermelho é a cor do fogo, da ousadia, da autoestima e também dos relacionamentos afetivos. Ideal para espaços em que se almeja elevar a energia, na cozinha, por exemplo, ele pode estimular o apetite. Já no quarto do casal, o erotismo. No entanto, deve-se ter cautela com o seu uso em excesso, uma vez que pode provocar intrigas e instabilidade no humor.

Fonte: Casa Vogue

(Total de 1.034 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário