O paisagismo é muito utilizado e conhecido para as áreas externas, porém, a aplicação do conceito e as técnicas podem ser utilizadas dentro de casa também. Além disso, criar esses ambientes em casa é um dos assuntos que estão em alta! Então, que tal aproveitar esse tempo em casa e se divertir criando um espaço com plantas e vasos para um jardim dentro de casa?

Para quem não sabe, o conceito do paisagismo de interiores ou plantscaping não foge dos princípios que baseiam a arquitetura e a decoração, que é o de encontrar as melhores e mais viáveis soluções para um viver melhor nos imóveis. Como todo projeto, é necessário que ele seja muito bem planejado, para não ter erro. A forma de instalação tem que estar ligada à sua funcionalidade, dessa forma, atendendo as expectativas do cliente ou a sua.

Conheça algumas opções:

Jardins verticais e painéis verdes

Essa opção é ótima para quem tem pouco espaço em casa ou apartamento! Investir nos espaços verticais além de criativo, torna tudo diferente! Por que não usar a parede da varanda para criar um jardim vertical ou até mesmo preencher toda a superfície criando um painel verde? Neste caso, alguns cuidados devem ser levados em consideração.  A verticalidade impõe desafios ao cuidado das plantas, muitas vezes exigindo a instalação de um sistema automatizado para rega.

Jardim de inverno

Uma outra opção é o jardim de inverno. Ele é mais conhecido e comum em casas, dando maior flexibilidade na construção do projeto. Porém, alguns prédios já dão a opção de coberturas, sendo um grande diferencial. A vantagem dessa aplicação, é o benefício que uma vida mais verde dentro de casa traz. O jardim de inverno pode muito bem virar um cantinho para fechar os olhos e relaxar, ouvindo o barulho da água que corre pela fonte e o frescor de uma temperatura agradável.

Mais verde!

O mix entre folhas grandes e pequenas, largas e estreitas, vazadas ou contínuas, lisas e enrugadas, claras e escuras é característico das florestas, e você pode se sentir em uma se aplicar essa bem-vinda mistura de folhagens. Para isso, o ideal é buscar uma sinergia nas plantas presentes, para que elas possam criar uma harmonia natural. Se você amontoar espécies de folhagens similares dentro de casa, é provável que esteja perdendo a chance de se sentir ainda melhor olhando para elas.

Piso vinílico e a natureza

As plantas contribuem para o equilíbrio térmico interno, o que pode ser reforçado com a instalação de pisos atérmicos como os vinílicos, entregando no piso um conforto térmico superior aos chamados modelos frios como o porcelanato. O piso vinílico favorece na acústica que leva mais conforto para os espaços verdes, o que torna o espaço ainda mais aconchegante não é mesmo? Porém, caso você queria fazer a instalação neste espaço, se atende em não deixar a água escorrer e empoçar sobre o piso, colocando pratinhos com areia sob os vasos ou canaletas para escoar. Se a água acumular nos vasos e painéis, tome medidas para evitar a proliferação de vetores como o mosquito da Dengue.

(Total de 854 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário