O escritório de Arquitetura e Design FKSA, formados pelos arquitetos Ana Maria Coelho, Felipe Karam e pela Designer de Interiores Selma Rubim, assinam o projeto do Boteco Gourmet na Mostra Mais Sustentável. Um espaço funcional, versátil, contemporâneo e que ficará como legado para o Serviço de Saúde Cândido Ferreira, local que abriga a mostra.

O briefing pedia ambiente residencial com churrasqueira, próprio para confraternizações. Os profissionais projetaram então, um ambiente versátil e funcional, inserido no contexto de um projeto residencial, contemporâneo, apostando em materiais tecnológicos e brincando com a composição de texturas e vários tipos de madeira, usando uma paleta de cores baseada em tons terrosos e elementos naturais compondo com vários tipos de metais, criando um ambiente acolhedor e convidativo, totalmente pautado nos mais atuais conceitos de sustentabilidade.

Uma das principais características do ambiente é a autossuficiência, ​pois gera sua própria energia para funcionamento dos equipamentos elétricos e capta água pluvial para irrigar a horta de temperos. A captação de energia solar é feita através de painéis fotovoltáicos instalados no telhado, com o propósito de gerar uma energia limpa e economicamente viável.

Já a captação de água pluvial se dá através de uma cisterna compacta em polietileno modelo waterbox de 100L, instalada na parte externa do ambiente que capta diretamente dos condutores. Abertura de vãos para ventilação e tomada de luz deixam o ambiente mais claro e arejado. O pé direito alto original foi preservado e ressaltado com a cor grafite; uma das paredes descascada deixando à mostra os tijolos, como reverenciando a construção original.

Para fazer uma composição harmoniosa entre o rústico e o moderno, os profissionais optaram pelo revestimento de parede SIX, da Santa Luzia, fornecido e instalado pelo Ateliê Revestimentos. Assim como o rodapé da linha Black que emoldura o ambiente, o revestimento SIX é fabricado com exclusiva tecnologia de reciclagem de flocos selecionados de poliuretano reciclado; resistente à água, que não mofa, não apodrece e é imune a fungos.

O projeto luminotécnico utiliza 100% de lâmpadas e recursos luminosos em LED, garantindo a funcionalidade e proporcionando conforto visual e sensação de bem estar aos visitantes.

Outros materiais sustentáveis também compõem a decoração do ambiente, comprovando que é possível criar um ambiente elegante, moderno e confortável com design e ambientalmente correto.

(Total de 565 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário