Pesquisas científicas comprovam que simples ações como arrumar a casa, pintar uma parede de determinada cor, flores frescas ou um pet de estimação contribuem para ter uma rotina mais leve e mais alegre. Confira abaixo 9 itens para uma casa feliz, segundo a ciência.

Pinte uma parede de verde ou amarelo

1478514213-happy-science-green-walls

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Vrijet, em Amsterdã, de todas as cores do arco-íris, o amarelo e o verde são os tons que mais despertam sentimentos de felicidade e bem-estar. Por isso, a dica é escolher uma parede de casa e pintar em algum tom de amarelo ou de verde.

Tenha flores naturais em casa

1478514291-1453236910-happy-home-flowers

Um estudo conduzido pela Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos mostrou que ter um belo arranjo de flores naturais em casa só faz bem. Segundo os pesquisadores, elas causam uma sensação imediata de bem-estar e também provocam felicidade a longo prazo. Os participantes do estudo reportaram menos sentimentos depressivos após receber flores. Por fim, eles disseram que ter flores em um ambiente reconecta as lembranças familiares e de amigos.

Espalhe fotos pela casa

1478514338-happy-science-sentimental-photos

Cientistas da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, garantem que ter fotos da família espalhadas pela casa traz alegria. Segundo a pesquisa, olhar para fotos antigas e de pessoas queridas traz uma sensação de felicidade, conforto e calmaria.

Vela de baunilha

1478514424-happy-research-vanilla-candle

A revista Chemical Senses, especializada em estúdos químicos, mostrou que o aroma de baunilha é capaz de diminuir o estresse do ambiente. Que tal acender uma vela com aroma de baunilha para relaxar?

Faça anotações

1478514468-happy-science-journal

Um estudo feito pela Associação de Ciência Psicológica, nos Estados Unidos, mostrou que escrever pequenos lembretes em blocos e cadernos contribui para o bom humor, assim como fazer atividades físicas e terapia. Segundo os cientistas, redescobrir as notas após algum tempo faz com que você se sinta mais feliz.

Tenha um amigo peludo

1478514560-happy-science-pets

Nem é preciso estudos científicos para saber que ter um cachorro ou gato torna a casa muito mais divertida e acolhedora. Uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia mostrou que animais de estimação evitam o isolamento social de seus donos e os tornam muito mais felizes.

Aromas florais

1478514624-happy-science-floral-scents

“A flor é uma manipuladora de humores”, afirma a pesquisadora Patricia Wilson, da Universidade La Salle, na Filadélfia, nos Estados Unidos após conduzir um estudo sobre aromas. Quando os participantes da pesquisa foram questionamos sobre cheiros que traziam felicidade, 74% deles afirmaram flores.

Casa arrumada

1478514714-happy-science-made-bed

Em uma pesquisa com 68 mil pessoas, o site Hunch.com descobriu que 71% das pessoas que arrumam as camas pela manhã se declararam felizes. Já 62% do grupo que não mantém esse hábito se consideram pessoas infelizes. Será?

Menos é mais

1478514796-happy-science-less-clutter

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, há uma ligação entre altos níveis de cortisol, hormônio do estresse, em pessoas que vivem em casas com grande quantidade de objetos de decoração. Quanto mais enfeites e acessórios você tem, maior a chance de se sentir estressado. Segundo o estudo, isso acontece porque a quantidade exagerada de adornos está relacionada a uma casa bagunçada e isso remete ao fracasso. Segundo a pesquisa, a solução para uma vida calma e feliz é uma boa limpeza e uma casa minimalista.

Fonte: Cosmopolitan UK

(Total de 138 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário