simposio polo

Acontece hoje o “Simpósio Polo Arqdec – Arquitetura, Design e Paisagismo – Novo Prisma para o Futuro da Profissão ” no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas. E é claro que os profissionais do Ateliê Revestimentos estão acompanhando tudo.

O evento reúne importantes nomes da arquitetura, paisagismo, design e marketing de luxo no país e no exterior. Serão realizados dois painéis com três palestras e rodada de perguntas do público ao final do dia. Confira a programação.

simposio_sante testa neto_
Abertura do Simpósio feita pelo presidente do Polo Arqdec Sante Testa Neto

09h30 – Tema: Arquitetura e paisagismo – contrastes e personalidades, por Aldomar Caprini  Destacar o valor arquitetônico e paisagístico do município de Campinas a partir da personalidade e dos contrastes entre dois dos mais icônicos representantes desses segmentos – Renato Righetto e Alberto Nassralla. Essa é a proposta de Aldomar Caprini em sua palestra. Righetto, arquiteto que difundiu em Campinas os conceitos de Burle Marx, considerado um dos maiores paisagistas do mundo e Nassralla, um dos fundadores do Núcleo Campinas do IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo) são, cada um à sua maneira, construtores da história da arquitetura e do paisagismo modernos na cidade.

Sobre Aldomar Caprini – Formado em arquitetura e urbanismo pela PUC-Campinas em 1980, tem vasta experiência com projetos de arquitetura e interiores de grande porte. Desde 1988 está à frente de um escritório em Campinas, SP, especializado em projetos de arquitetura, interiores, administração e gerenciamento de obras e reformas de pequeno porte. Seus trabalhos – prioritariamente obras residenciais de alto padrão, comerciais (clínicas, prédios, restaurantes e lojas) e decoração de interiores – podem ser vistas em todo o território nacional.

10h20 – Tema: O design dos meus olhos, por Andrea Paes

Sob a ótica da designer de joias Andrea Paes, estruturas arquitetônicas e paisagísticas monumentais, como os Jardins de Pedra de Burle Marx e o Estádio Mario Filho (Maracanã), são traduzidas em delicados projetos de grande sucesso no universo joalheiro. Andrea aborda todo o processo de nascimento de delicadas joias de grande apelo estético, ergonômico e artístico. Do despertar do conceito lúdico da criação a partir de uma expressão natural e espontânea, até a consagração de coleções, alçadas a símbolos de desejo e poder, Andrea Paes mostra que o design está nos olhos de cada um.

Sobre Andrea Paes – Desenhista industrial especializada em design de joias. Trabalhou por mais de 30 anos em uma conceituada empresa do setor joalheiro como designer de joias, criando coleções de grande impacto e sucesso no segmento joalheiro. Atualmente presta assessoria a clientes, alunos e profissionais da área do design, que buscam uma visão mais ampliada quanto ao processo criativo, difundindo com muita propriedade os conceitos artísticos e industriais, adquiridos ao longo da carreira de sucesso.

11h10 – Tema: Lojas conceito – o novo luxo, por Marcelo Novaes

A percepção da joia de design como acessório de estilo é utilizada para mostrar um painel evolutivo dos conceitos de marketing de luxo, apontando soluções personalizadas focadas nos desejos do consumidor contemporâneo. Atender aos anseios do consumidor em tempos de globalização demanda estratégias criativas, capazes de transformar o ato da compra em uma experiência única e memorável, algo muito além da comercialização de joias ou dos conceitos tradicionais de raridade, nobreza de metais ou pureza das pedras. Lojas conceito, ambientes lúdicos e que expressam a força, o posicionamento e a identidade criativa das grandes grifes, a customização, as experiências de autogratificação e o desejo do exclusivo são alguns dos pontos abordados.

Sobre Marcelo Novaes – Formado em marketing e moda pela Central Saint Martins de Londres, esteve por 25 anos à frente das ações de marketing, treinamentos e gerência comercial de uma empresa do segmento joalheiro de renome internacional. Coordenou a primeira loja conceito e galeria de arte, especializada na promoção e comercialização de joias de design com assinatura autoral – Design Center. É consultor de marketing de luxo, editor do blog www.lifeandstyle.com.br, assessor para missões comerciais no exterior e palestrante para a capacitação de profissionais das áreas de design, marketing, varejo de joias, lojas conceito, moda e decoração.

12h00 – Almoço

14h00 – Cadastramento

2º Painel

14h30 – Tema: Jardins: ontem, hoje e sempre, por Marcelo Novaes

O arquiteto paisagista Marcelo Novaes aborda a importância dos projetos sustentáveis nos dias atuais, no Brasil e no mundo. Por meio da apresentação de alguns de seus mais relevantes projetos paisagísticos, ele compartilha seu conhecimento e explana sobre o futuro da profissão. O fato de a sociedade tornar-se mais atenta à preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que as áreas verdes seguem cada vez mais escassas nos grandes centros urbanos, faz do paisagismo a mais completa ferramenta de ligação entre o homem e a natureza. Mais do que nunca, a atuação do profissional capacitado para criar um projeto harmônico, agradável e em sintonia com os preceitos sustentáveis se faz necessária.

Sobre Marcelo Novaes – Arquiteto formado pela PUC Campinas, executou seus primeiros jardins em 1975, ainda estudante, quando começou a trabalhar no viveiro de produção de mudas da família, onde foi responsável pela elaboração e execução dos projetos de paisagismo por mais de 20 anos. Atua à frente das empresas Viveiro Novaes Plantas e Jardins e Marcelo Novaes Paisagismo. Por dois anos consecutivos, venceu o prêmio Americas Property Awards na categoria Best International Landscape Architeture Central & South America eseus projetos podem ser vistos em publicações nacionais e estrangeiras, como New Brazilian Gardens, Collection Landscape Architecture e Os Jardins de Marcelo Novaes.

16h00 – Coffee break

16h30 – Tema: Design inusitado, entre o céu e o inferno, por Henrique Steyer

As campanhas publicitárias da Gucci, D&G e Tom Ford, trabalhos de fotógrafos ousados e polêmicos, queridinhos do estilista Tom Ford e das cantoras Madonna e Lady Gaga, além de obras de cineastas controversos como Lars Von Trier – Dogville e Ninfomaníaca – são referências utilizadas por Henrique Steyer para contar um pouco de sua trajetória profissional e ilustrar as principais fontes de inspiração para a criação de projetos de interiores, móveis com forte apelo lúdico e quadros conceituais, feitos com manipulação digital de imagem (assinados pelo artista imaginário Mark Gary Adams, criado por Steyer). O conteúdo, que já foi apresentado em diversas capitais brasileiras, é impróprio para menores de 18 anos por conter cenas de nudez frontal, sexo e violência e convida à discussão sobre se a novidade está mesmo nos olhos de quem a vê.

Sobre Henrique Steyer – Formado em arquitetura e urbanismo e pós-graduado em imagem publicitária e em design estratégico pelo Politécnico di Milano, tem um espírito criativo absolutamente globalizado e raízes muito bem fincadas no Brasil. Já projetou loja na África do Sul, foi capa de revista na China, ganhou prêmio na Turquia e teve seus projetos publicados em mais de 35 países. Suas criações conquistaram críticos nos quatro cantos do planeta e alguns dos móveis que projetou foram expostos na semana de design de Milão. É artista plástico, desenhista industrial e responde pela direção artística de uma importante empresa brasileira do segmento de móveis, referência internacional em tecnologia de ponta, para a qual também desenha móveis e projeta lojas no Brasil.

17h50 – Tema: Confluências, por Fernanda Marques

A arquiteta faz uma retrospectiva de suas principais obras de arquitetura, interiores e design, situando pontos chaves do seu processo criativo e da interação com seus clientes. O conteúdo já foi apresentado durante as semanas de design de Milão e Miami e inclui, por exemplo, a casa Limantos, construída em um terreno muito íngreme em São Paulo, que evoca a arquitetura racionalista de Mies van der Rohe e parece estar imersa na paisagem. A apresentação é finalizada com os bancos Geomorph e Organic, que marcam o início das pesquisas da arquiteta para a utilização de aço inoxidável na produção de móveis de design contemporâneo, o que leva à vinculação de seu trabalho com a arte cinética e suas reflexões sobre a natureza fixa do mobiliário.

Sobre Fernanda Marques – Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (FAU USP), tem como marca registrada um estilo limpo e contemporâneo, sintonizado com o melhor da arte e do design internacionais. Recebeu quatro prêmios AD italianos, dois dos quais para projetos de design e três para projetos de arquitetura, na premiação do Imóvel Américas 2013 -2014. É membro permanente do Comitê de Aquisições da galeria Tate Modern, de Londres, para a América Latina e comanda um escritório de artquitetura, interiores, design de produtos, comunicação visual e paisagismo em São Paulo.

19h20 – Rodada de perguntas do público

19h30 – Encerramento, por Paulo de Tarso

Sobre Paulo de Tarso – Arquiteto, designer e artista plástico, diretor de criação e projetos arquitetônicos da the. Arquitetura e Design e vencedor de diversos prêmios tais como o do 9º Salão de Arte Contemporânea de Campinas e o If Design Award 2006 – Alemanha, na área de embalagem e rótulos.

(Total de 220 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário