Obra de Silvia Matos_bx

No dia 12 de março o Espaço Arte – galeria do showroom do Ateliê Revestimentos, no Cambuí, em Campinas – abre para o público a exposição “Pintura Seca – Reflexões Contemporâneas sobre Pintura”, com obras da artista plástica Silvia Matos e curadoria de Luzia Castañeda. Nessa mostra serão exibidas fotografias de experiências com pigmento em pó sobre tecidos, intitulado “Retorno dos Vagalumes”, e telas revigoradas e trabalhos impressos em canvas, aço escovado e acrílico.

Pintura Seca é um projeto que Silvia trabalha e pesquisa há 14 anos. Devido à volatilidade do pó que não permite que algumas obras sejam exibidas in loco, a artista utiliza a fotografia como registro de suas pinturas. Às vezes novas obras surgem a partir do retrabalho dessas pinturas no computador quando as imagens não agradam a artista.

“Experimentação e acaso sempre foram companheiros do trabalho de Silvia Matos, assim como a passagem das telas pintadas para objetos, instalações, performances e fotografias. Com isso ela pretende mais uma vez levantar questões sobre a pintura e nos levar a apreciar o encanto e a transformação da simplicidade dos pigmentos e a refletir sobre as inovadoras técnicas utilizadas para saturar e eternizar diferentes planos dimensionais”, explica a curadora da mostra.

O vernissage da mostra acontece no dia 11 de março, das 19h às 22h. A exposição conta com 18 obras e estará aberta a visitação pública entre 12 de março e 29 de maio no Espaço Arte. A entrada é gratuita.

A artista

foto Sílvia Matos_

Graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unicamp em 1987, desde então Silvia Matos tem participado de exposições coletivas e individuais no Brasil, Argentina e Espanha. Em 1995 recebeu o título Benemérito da Unicamp e no ano seguinte, foi catalogada no Women’s Arts Library, de Londres. Desde 1991 dirige o Silvia Matos Ateliê de Criatividade, em Campinas, com o objetivo de promover cursos, workshops e exposições de arte.

ESPAÇO ARTE

Exposição: “Pintura Seca – Reflexões Contemporâneas sobre Pintura”, de Silvia Matos

Quando: de 12/03 a 29/05

Vernissage: 11/03, das 19h às 22h

Endereço: Rua Conceição, 1.111, Cambuí, Campinas – SP

Horário de visitação: de Segunda a Sexta das 9h às 18h; Sábado das 9h às 14h

Entrada gratuita

 

(Total de 518 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário