Para a Mostra Sustentável 2019, a arquiteta Priscila Marinheiro está presente com o ambiente “Quarto infantil – Quarto onda do Léo”. O quarto de um menino de 3 anos com síndrome de down com a temática de fundo do mar e linha montessoriana. Já é comprovado que os quartos montessorianos ajudam no desenvolvimento infantil levando mais autonomia para os pequenos, um fator que ajudar muito no crescimento e desenvolvimento de personalidade.

A profissional Priscila Marinheiro conta um pouco mais do processo criativo do ambiente – “ O projeto contempla em um ambiente lúdico, confortável, com espaço de brincar e estimular a criança com leitura, atividades pedagógicas e criatividade, além de envolver também os pais. Com o tema “fundo do mar”, o ambiente leva os tons azul e verde – que são cores que proporcionam relaxamento para a criança – e conta com um grafite inspirado no fundo do mar, que “aquece” o ambiente. Estruturado a partir da linha pedagógica Montessori, a proposta é incentivar a criança a fazer as coisas sozinha e, por isso, a cama é baixa, o interruptor está em altura acessível e os brinquedos ficam ao alcance da mão. – “

Os elementos utilizados no quarto remetem ao verdadeiro fundo do mar! Pelo quarto é possível ver vários bichinhos de pelúcia de peixes, corais espalhados pelo quarto, cordas que lembram aos grandes navios de pirata e uma cabaninha onde a criatividade é a protagonista. A arquiteta reforça sobre a decoração – “ A decoração foi organizada a partir de um deck elevado, em forma de onda, onde ao centro está localizada a cama, que acaba por separar o ambiente em dois setores: o de se vestir e o espaço de atividades. O primeiro conta com um espelho que incentiva a criança a se olhar, pois estimula a fala e o reconhecimento de si mesma, e a ajuda a escolher sua própria roupa. Do outro lado da cama, há um espaço lúdico com um grafite estampado na parede que estimula a criança na criatividade e transforma o espaço em área de atividades, com uma mesa, cadeiras, papel de desenho e uma cabaninha. –“

Todos os brinquedos e elementos escolhidos para este quarto, foram pensados para estimular os pequenos e tornar o quarto mais do que um simples ambiente e sim em um universo cheio de fantasia. Priscila ressalta – “ Na parte debaixo do deck, foi criado um espaço de brincar, onde estão os brinquedos em altura acessível para crianças nessa faixa etária, um banco de apoio para os pais e o cantinho da leitura, estruturado em formato oval, dando aspecto lúdico e aconchegante, com os livros ao alcance da criança também. Entre o banco dos pais e os brinquedos há um painel que separa os ambientes feito de círculos azuis vazados, também remetendo às bolhas do fundo do mar. Um detalhe que dá charme ao projeto e é muito importante é a iluminação indireta, embaixo do deck, para as crianças que tenham medo de dormir no escuro. – “

Para este ambiente o Ateliê Revestimentos forneceu pisos vinílicos da Linha Inova da Durafloor e rodapé Santa Luzia – Linha Colors padrão Melodia do Mar. A escolha dos produtos se deu pelo fato do piso vinílico ser sustentável, e na cor que remete a areia para combinar com o tema escolhido, e por ser no formato 90×90 no espaço relativamente bom com juntas que quase não aparecem. E o rodapé na cor melodia do mar, que trouxe uma composição com as cores do ambiente.

#Curiosidade: Marcando a originalidade deste projeto destaca-se o grafite aplicado na parede redonda, que traz a ideia de um aquário, e o teto do quarto, onde foram penduradas chapas de acrílico azuis e verdes transparentes, em forma de onda, caracterizando o aspecto marcante de fundo do mar.

#Curiosidade: As luzinhas presentes no quarto que piscam foram feitas com bolinhas de ping pong e colocadas dentro de uma rede de se guarda varas de pescar. A ideia surgiu de uma outra ideia que a profissional viu em Milão e buscou adaptar em seu projeto com objetos sustentáveis.

Fotos: Ateliê Revestimentos

Produtos: Piso vinílico Linha Inova Durafloor e Rodapé Santa Luzia Linha colors

Local: Mostra Sustentável

Ambiente: Quarto onda do Léo – Priscila Marinheiro

(Total de 342 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário