Existe o mito do carpete é um grande causador de alergias, irritações e diversas doenças respiratórias, mas na verdade, o carpete purifica o ar e evita o agravamento da condição alérgica.

Já foi comprovado por pesquisas, que o carpete não tem relações com alergias e irritações respiratórias. Segundo o órgão ARCAA (Association de Recherche Clinique en Allergologie) da França, o CRI Green Label Plus (The Carpet and Rug Institute), dos EUA, o GUT (Gemeinschaft Umweltfreundlicher Teppichboden), da Alemanha, e até mesmo a nossa ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As pesquisas demostram que o uso de carpete reduz a quantidade de pó flutuante presente no ambiente, além disso, os ácaros não podem sobreviver nas fibras sintéticas. Por este motivo, o carpete é indicado inclusive para pessoas que possuem reações alérgicas. Confira algumas dicas:

Afinal, o que causa alergia?

As alergias são causadas por ácaros, que são artrópodes que não podem ser vistos a olha nu e seu habitat é a poeira da casa, a chamada poeira fina. Algumas doenças são causadas pelos ácaros que no caso é: rinite alérgica, asma e conjuntivite e surtos de dermatite utópica.

O que os ácaros precisam para proliferarem?  

A umidade relativa é ideal para a proliferação de ácaros em ambientes entre 50% e 80%. Os ácaros sobrevivem entre -17°C e 45°C e se alimentam de restos de cabelos, pele (células mortas), pelos, caspas, restos de alimento e mofo.

E o carpete?

Em todos ambiente mesmo sendo utilizado piso, existe uma quantidade considerável de pó. O carpete tem excelentes propriedades para reter o pó. De acordo com o pó assenta, fica retido entre as fibras até que seja limpo com o aspirador, dessa forma eliminando toda a poeira presente. Com isso, a quantidade de pó flutuante em um ambiente acarpetados é inferior a ambientes que contém piso frio.

Ácaros não gostam de carpete

Os carpetes são feitos de fibras sintéticas, como polipropileno e poliamida, onde os ácaros não sobrevivem. Em carpetes novos são totalmente isentos de ácaros e se for feita a manutenção conforme solicitada, eles se mantêm livres de ácaros durante toda a sua vida útil.

Carpetes são mais saudáveis!

O fato de o carpete reter o pó faz com que a poeira fique flutuando no ar e isso faz com que o carpete seja uma opção mais saudável como só outros tipos de revestimentos. Além disso, o carpete oferece diversos benefícios que contribuem para que ele seja a sua melhor opção, como: segurança, aconchego, conforto acústico e térmico.

(Total de 543 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário