A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Por isso, muitos buscam alternativas e soluções que causam menos impacto na natureza, inclusive uma moradia com mais opções sustentáveis, desde a sua construção até em sua decoração.

Uma decoração sustentável pode ser feita no início da obra ou em pequenas mudanças já presentes em casa. Conheça algumas dicas para tornar a sua casa amiga do meio ambiente.

JANELAS GRANDES

Economizar na energia elétrica é uma das principais vantagens quando se opta por uma casa mais sustentável, dessa forma, pode-se optar por grandes janelas nos cômodos. Aproveitar mais a luz do dia, poupa o consumo de energia elétrica. Com relação ao calor, escolher instalar um toldo previne o aquecimento da casa e evita a utilização de ar-condicionado e ventiladores.

As janelas grandes proporcionam que você aproveite mais a luz do dia. Foto: Banco de Imagens Pinterest

AQUEÇA COM O SOL  

Antigamente, o aquecimento solar era um recurso que exigia grande investimento. Nos dias de hoje, é muito mais prático e fácil ter um aquecimento solar em casa. Com a ajuda de placas solares, a luz solar pode aquecer a água e gerar maior economia, já que o chuveiro elétrico é um dos principais consumidores.

As placas de aquecimento solar proporcionam maior economia de energia. Foto: Banco de Imagens Pinterest

PISOS ECOLOGICAMENTE CORRETO

O piso vinílico é um revestimento que imita a madeira e pode ser instalado de maneira rápida e sem fazer sujeira. Produzido com material sintético (PVC), sendo que 70% provêm de PVC reciclado e transformado em massa homogênea. Sua pigmentação possuiu partículas de PVC transparente na massa, proporcionando um acabamento mais bonito. Além disso, contribui para que ambiente fique mais fresco e que se obtenha maior conforto acústico.

O piso vinílico é ecologicamente correto e proporciona conforto térmico e acústico ao ambiente. Foto: Banco de Imagens site Durafloor

REUTILIZE A ÁGUA DA CHUVA

Uma grande responsabilidade com o meio ambiente é poupar o recurso hídricos. A utilização de calhas, tanques ou cisternas cria a possibilidade de reservar a água da chuva e aproveitar para tarefas domésticas, como: regar as plantas, lavar calçadas, limpar o carro, entre outros. Outra dica para economia de água é utilizar torneiras com aerador, são aqueles modelos com ‘’chuveirinho’’.

Chamado de “arejador”, ela tem a função de misturar ar à água, diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume e direcionando o jato.

RECICLAR É PRECISO

Caso a sua casa não esteja em processos de construção, você pode optar por materiais que geralmente iriam para o lixo. Os materiais reutilizados estão na moda e podem compor a decoração tornando-a mais criativa! Aproveite e faça moveis com pallets, caixotes, carretéis, pneus, e o que mais você achar aproveitável.

Aproveite e faça moveis com pallets, caixotes, carretéis, pneus, e o que mais você achar aproveitável. Foto: Banco de Imagens Pinterest

PLANTE!

As plantas além de trazer aconchego para o ambiente pode tornar a decoração ainda mais elegante, além disso, ajudam no conforto térmico do ambiente. As plantas ajudam em questão de saúde e podem tornar o ar do ambiente melhor e mais saudável. Lembre-se de consultar as plantas que podem ficar dentro e fora de casa e quais não sejam toxicas para crianças e animais de estimação.

Ter uma casa sustentável é possível! Não importa se a sua casa começou a ser construída ou se já está pronta. Escolher viver de forma ecologicamente correta nunca sai de moda e o planeta agradece.

 

(Total de 277 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário