Você já deve ter percebido no chão de lugares públicos e locais de grande circulação de pessoas, pisos de borracha com cores chamativas e em alto relevo.

Conhecido como piso tátil, esse tipo de piso pode servir tanto para direcionar pessoas, quanto para auxiliar a locomoção de deficientes visuais e pessoas com baixa visão em locais amplos, os alertando sobre possíveis obstáculos. É obrigatório que esse tipo de piso possua uma coloração contrastante ao solo adjacente (o motivo de serem tão coloridos) e obedeça ao padrão de desenho universal, que expressa uma linguagem simbólica, evidente e de fácil reconhecimento.

Embora seja utilizado a alguns anos no Brasil, o piso tátil vem recebendo uma importância maior desde 2004 por ser descrito na regulamentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 9050 e por estabelecer a inclusão de deficientes visuais auxiliando sua mobilidade em grandes ambientes.

A utilização desse tipo de piso é de extrema relevância, entretanto, assim como há uma regulamentação para sua fabricação, a forma como deve ser instalado também é especificada pela ABNT e deve ser seguida com muita atenção. Deve-se evitar sua utilização em áreas sem saída ou que ofereça perigo ao deficiente, e o modelo de alerta deve ser colocado como forma de alertar quaisquer obstáculos que estiver a frente, como portas, escadas, catracas, saídas, entre outros.

A RCervellini conta com marcas que são pioneiras no Brasil em desenvolvimento e fabricação de pisos táteis. A Daud oferece uma linha completa e grande diversidade de cores, seus pisos ainda recebem o certificado do Instituto Brasil Acessível aprovado como um produto inclusivo.

 

Disponível nos modelos direcional e alerta, a linha de pisos táteis da Daud seguem todas especificações e são disponibilizados em 15 cores diferentes.

Além dos benefícios do auxílio na mobilidade de pessoas com deficiência visual e direcionamento de pessoas, os pisos táteis também apresentam uma facilidade de limpeza e alto tempo de conservação. Dessa forma, a inclusão se torna um bem a todos.

(Total de 749 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário