Você provavelmente já viu alguma imagem ou esteve em algum lugar onde prevaleceu o estilo Escandinavo. Esse estilo de decoração vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo e preza por um visual minimalista e pela simplicidade. O visual clean e sofisticado do estilo Escandinavo se dá pela utilização de cores em tons claros, como bege, cinza e branco e utilização de madeira e itens artesanais na decoração. O uso de amplas janelas é outra característica forte desse estilo, complementando o visual elegante, leve e moderno.

O estilo escandinavo surgiu no século XX no norte da Europa na região da Escandinávia, composta pela Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia. Ele foi criado e inspirado nas características do artesanato regional, no clima extremamente rigoroso e nas paisagens ao redor da região. O clima interfere fortemente nesse estilo de decoração com inverno extenso e poucas horas de sol, na maioria das vezes, as cores pálidas e janelas são usadas para passar e refletir ao máximo a luz solar, deixando o ambiente bastante iluminado.

Os elementos mais utilizados no estilo escandinavo são a madeira e materiais naturais, presente na maioria dos moveis e revestimento, os tecidos naturais, como mantas, peles, tricôs e crochês, a utilização intensiva de luminárias e a presença da natureza através de plantas e folhagens.

Quadros e espelhos fazem parte da decoração embora sejam ajustados de maneira diferente, normalmente são apoiados no chão ou em moveis com molduras pretas e brancas ao invés de pregados na parede. A cerâmica e o vidro são tão importantes para dar uma identidade diferenciada quanto para aproveitamento da luz natural e ampliação do ambiente.

Agora que você já sabe as características mais marcantes do estilo escandinavo segue algumas ideias para incorporar esse estilo dentro de casa:

Este ambiente destaca bastante o estilo escandinavo. A utilização de verde nas plantas e folhagens, a cor clara do piso e o uso de janelas fazem desse cômodo iluminado e simples, mas com um toque de sofisticação.

Este ambiente destaca bastante o estilo escandinavo. A utilização de verde nas plantas e folhagens, a cor clara do piso e o uso de janelas fazem desse cômodo iluminado e simples, mas com um toque de sofisticação.

Neste quarto, a mesclagem das cores branco e cinza, a decoração simples e sem muitos detalhes, o piso claro e o uso do espelho, flores e lumiarias reproduziu perfeitamente o estilo escandinavo.

Essa cozinha escandinava conseguiu unir as janelas de vidro, a mobília branca e de madeira, os tons claros no piso, paredes e moveis e os tons verdes vivos das plantas como decoração.

A escolha do estilo escandinavo para esse banheiro deixou o ambiente clean e bem aconchegante. A luz pode perfeitamente entrar pela vidraçaria das portas, a banheira, paredes e piso seguiram o padrão das clores claras e a utilização da pele ornou muito bem com o restante da decoração.

Nesse outro quarto, a mistura das cores branco e cinza com a utilização da pele e o piso de madeira deixaram o ambiente sofisticado e bastante minimalista.

Outras ideias para se inspirar nesse estilo incrível que é o escandinavo:

 

 

(Total de 532 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário