No atual momento que o mundo está vivendo, todos nós estamos passando mais tempo em nossas casas. Percebemos coisas que antes passavam despercebidas, com isso, buscamos inconstantemente fazer coisas que vão além da nossa rotina diária de cuidados com o vírus. Porém, você sabia que com o passar do tempo, o estilo das residências foram se adaptando por conta de outras pandemias que já vivemos no passado?

No final do século 19 na Europa, grandes descobertas sobre a dimensão de doenças foram descobertas. A professora de História da Arquitetura Juliana Suzuki, explica como determinadas medidas foram tomadas.

As pessoas acreditavam que o grande vetor de doenças era o próprio ar. Por isso quem estava doente era mandado para longe da cidade, para receber ‘bons ares’. É com a epidemia de cólera na Inglaterra, que dizimou as populações urbanas, que o debate acerca da origem das doenças começa a ganhar mais força”, explica Juliana.

Naquele período, tarefas comuns como higienizar as mãos e limpa a casa não era de hábitos da rotina das pessoas. Depois de muitos estudos e com o descobrimento das bactérias, a importância sobre a realização da higiene foi difundida. As medidas sanitárias passaram a ser implantadas através do governo, pois somente dessa maneira as pessoas cumpririam as normas. Parece algo estranho, mas antigamente as pessoas não compreendiam a importância de lavar as mãos ou varrer a rua.

Depois de um tempo, as práticas de higiene se mostraram muito efetivas e eficazes. “Em um certo ponto, isso passa da esfera do urbanismo para o espaço doméstico e é incorporado na arquitetura e na decoração. Veja, por exemplo, as alcovas, quartos sem janela nenhuma, eles eram muito comuns. Mas depois percebeu-se que a não ventilação colabora com a propagação de doenças, então elas deixaram de ser autorizadas”, pontua a professora.

Conheça alguns itens cujo design foi vinculado a tentativas de conter doenças infecciosas:

Armários:

Em apartamentos mais antigos, há grandes chances dá falta de espaço no armário ser um problema. O motivo disso é que, até o começo do século 20, era normal que as roupas fossem guardaram em vários móveis independentes. Com isso, ocorreu mudanças para facilitar na limpeza dos quartos, pois, esses móveis era pesados e consequentemente havia um grande acumulo de sujeira e pó.

Azulejos de cozinha:

Você já deve ter ouvido a expressão “Azulejo branco de hospital’’ por ai! Isso porque, eles se tornaram muito comuns no início do século 19, pois era associado a limpeza e livre de germes e bactérias. Foi neste período, que as pessoas passaram a ter mais consciência da importância de se ter paredes limpas, claras e lisas em suas casas, pois dessa forma seriam mais fáceis de realizar a limpeza diária.

Lavabos:

O intuito do lavabo era não ter de compartilhar o banheiro que você e sua família usam com estranhos. Antigamente, era comum receber mais visitas e entregas de mantimentos em casa, um banheiro logo na entrada da casa era conveniente caso alguma visita quisesse usá-lo.

 

(Total de 443 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário