Você sabe o que é Biofilia? Este termo foi utilizando pela primeira vez pelo biólogo norte-americano, Edward O. Wilson. Mas, o que é biofilia? A palavra biofilia significa “amor pela vida”, mas no conceito de Edward, biofilia é a ligação genética que temos com a natureza. A Biofilia é a necessidade que sentimos de estar em contato, interagir e nos relacionarmos com a natureza. Segundo Edward, essa ligação se tornou hereditária. É provável que seja pelo fato de que em 99% da nossa história não vivíamos em centros urbanos, e sim convivendo intimamente com a natureza. Quer saber mais sobre biofilia e como aplicá-la em seu projeto? Confira algumas dicas!

PLANTAS E MAIS PLANTAS!

As plantas são os elementos mais próximos e fáceis da natureza que podemos obter. Integrar em seu ambiente ou projeto, gera uma maior conexão e proporciona saúde e bem-estar no local. Já é comprovado, que as plantas geram benefícios ao nosso organismo. Além disso, são ótimas purificadoras de ar, o que possibilita uma qualidade melhor do ar interno.

MAIS ILUMINAÇÃO NATURAL

Ter acesso a luz natural nos torna mais saudáveis. Quando estamos em ambientes com iluminação artificial, não conseguimos perceber as mudanças dos horários durante o dia. Neste caso, nosso cérebro não compreende e não produz melatonina, o hormônio responsável pelo nosso relaxamento. Por isso, muitas vezes sentimos, dificuldade de dormir ou de relaxar quando chegamos em casa. Leve sempre ao seu projeto, grandes janelas que possibilitam a maior entrada de luz natural.

VENTILAÇÃO NATURAL É FUNDAMENTAL

Abrir a janela e aproveitar mais a luz do sol, também gera uma grande conexão com a natureza. Através de uma janela, conseguimos aproveitar mais a luz solar, ouvir o barulho de chuva e até mesmo, o cantar dos pássaros. Esses sons da natureza, nos possibilita maior relaxamento. Opte, por espaços mais abertos e com grandes janelas, dessa forma, a ventilação e a luz solar ficará mais presente.

VENDO O EXTERIOR

Geralmente, passamos a maior parte do nosso tempo em escritórios e salas, que não possibilita a oportunidade de vermos um pouco do mundo externo. Isso pode tornar o ambiente mais cansativo e estressante. Poder olhar para o horizonte, ajuda-nos a restaurar nossa sensação de segurança e conforto.

ELEMENTOS NATURAIS

Os elementos naturais já são os queridos dos projetos arquitetônicos, mas para biofilia, é também uma forma de levar a natureza para dentro dos locais. Por isso, invista em elementos como a madeira, pedra, bambu, rochas, entre outros. Esses materiais oferecem uma maior variedade de textura, cores e padrões, além de proporcionar diferentes sensações sensoriais.

IMITANDO A NATUREZA

A biomimética é a imitação dos processos da natureza. Na arquitetura, há muito tempo utiliza-se essas formas e padrões como inspiração, mas com a industrialização, estamos cada vez mais perdendo essas referências. A biomimética já é uma grande tendência nos projetos, ela tem sido usada para criar colas que imitam a aderência que as conchas de mexilhões têm nas rochas, até o uso da textura da pele do tubarão no design de trajes de banho.

ÁGUA? PORQUE NÃO?

A utilização de água nos projetos além e torna tudo mais criativo, também possibilita uma conexão maior com a natureza. O barulho da água além de relaxante, pode levar maior sofisticação ao espaço. Espelhos d´água, fontes e lagos são excelentes formas de conectar a natureza à arquitetura e decoração.

(Total de 1.154 visitas, 1 visistas somente hoje)

Adicionar Comentário